Fotos: Arquivo Pessoal
Nascida em Santa Maria, a dona de casa Jussara Ranulfa Gonçalves, 64 anos, sempre morou no Coração do Rio Grande. A mãe de Cristian Gonçalves Chagas, 41, e Ana Paula Gonçalves Chagas, 39, era muito atenciosa com os filhos e com os netos.
De acordo com a
família, Jussara era bastante apegada com as três irmãs, Maria Nanci, 69 anos, Maria do Carmo, 68, e Iara Beatriz, 66.
Para Maria do Carmo, ficam lindas lembranças da irmã mais nova:
-Ela era o meu refúgio. Estávamos sempre juntas. A companhia de minha irmã me fazia muito bem.
Cristian conta que o passatempo preferido da mãe era tomar chimarrão com familiares e amigos. Ele acrescenta que Jussara gostava de contar histórias da infância, principalmente de situações em que as irmãs estavam juntas.
- Elas eram bem unidas. Minha mãe e minhas tias aprontavam bastante quando eram crianças - rememora o filho.
A dedicação de Jussara se traduz na gratidão que os parentes tinham por ela. A dona de casa ajudou a criar os sobrinhos, Gleriston, Gleverton, Íris, Maria Aparecida, Patrícia, Anderson e Maria Goreti. Com os netos, ela não poupava momentos de diversão e carinho.
Segundo Iara Beatriz, as principais características de Jussara eram o bom humor e a alegria que ela tinha para lidar com a vida, além do companheirismo como irmã e amiga. Maria do Carmo menciona o vazio causado pela ausência da irmã:
- Vivemos bons momentos juntas. Jamais esqueceremos dela. Jussara faz falta para nós. Todos os dias pensamos nela.
Segundo Cristian, as lições de vida deixadas pela mãe são imensas. Ele vai lembrar da mãe pelo exemplo de uma mulher amorosa e persistente.
- Ela me ensinou a ser humilde, a estender a mão sem esperar nada em troca e a ser honesto - emociona-se o filho.
Jussara Ranulfa Gonçalves morreu em 13 de abril de 2019, no Hospital São Vicente de Paulo, em Cruz Alta. Ela foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria. A família preferiu não divulgar a causa do falecimento